top of page

COMUNICAÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

2018/2019
Início: Widget

O QUE É O TIDAL?

O Tidal é uma plataforma de streaming de entretenimento musical. Apresenta-se como um serviço que oferece não só com música de alta fidelidade mas também como um serviço que pretende trazer uma maior proximidade entre o artista e os fãs.

Início: Homepage_about

FUNCIONALIDADES

tidal1_2040.0.0.jpg
  • Inferface gráfica intuitiva e simplista

  • 60 milhões de faixas de música e 240 mil vídeos musicais

  • Criação de playlists e modo offline com a opção de download

  • Integração com Network Media Players

Início: News

TECNOLOGIA

TIDAL PREMIUM – AAC

Com esta opção o Tidal oferece o seu conteúdo de áudio a um bit rate de 96 kbit/s ou 320 kbit/s. O sinal de áudio é codificado com AAC, Advance Audio Coding.

TIDAL HI-FI – FLAC, ALAC, MQA

Este plano de subscrição possibilita uma qualidade superior à opção anteriormente apresentada. Para dispositivos Android utiliza FLAC, Free Lossless Audio Coding e para dispositivos iOS emprega o ALAC, Apple Lossless Audio Coding. Estes dois codecs tem um bit rate de 1411 kbit/s (44.1 kHz/16 bit). O MQA, Master Quality Audio, é utilizado apenas em alguns ficheiros áudios da plataforma e utiliza um bit rate bastante fora do comum de 4608 kbit/s (96khz/24bit).

Início: Event

MODELO DE NEGÓCIO

Início: Project
47680908_274248856570090_268474319011577

ROYALTIES

O Tidal, uma vez mais, distingue-se, na medida em que toda a filosofia por trás da criação desta aplicação é a de valorizar a música, criando um modelo de negócio sustentável para o futuro da indústria musical. Este modelo baseia-se em tratar todos os artistas da mesma forma, independentemente da sua reputação, género musical, editora discográfica, e mesmo não estando ligados a nenhuma. Isto é relevante porque o que acontece com outros serviços é que compensam de forma independente os direitos de autor dos conteúdos consoante as editoras e as suas dimensões no meio da música.

47378669_2817821744902003_55674201542261

VARIAÇÃO GEOGRÁFICA DOS PREÇOS

O Tidal encontra-se disponível em 52 países, e planeia uma expansão internacional nos próximos tempos. À medida que o projecto cresce, vai sendo possível distribuir mais e melhores conteúdos e, claro, eventos Tidal X para os subscritores. Pois é com base na filosofia que está por trás deste serviço que se pensa nesta expansão e em tudo o que dela advém, com o claro intuito de estar a contribuir para a saúde da indústria musical aumentando o número de Royalties que são pagas aos criadores de música.

CONCORRÊNCIA

1516385496_51f0bfeae39119c66d99188babed0

O Tidal tem vários concorrentes, sendo que os principais, quer pela sua dimensão, quer pelo género de serviço, são sem dúvida o Spotify e a Apple Music. Estes dois, em particular, são bastante semelhantes no que toca às funcionalidades e ao conceito, divergindo em algumas áreas, tais como a qualidade de streaming.


Neste ponto, o Tidal sai claramente a ganhar, pois esta foi uma forte aposta deste serviço, tendo a melhor qualidade dos três, seguindo-se o Spotify, e, por fim, a Apple Music.


Contudo, se avaliarmos os principais concorrentes do Tidal, percebemos que a nível de qualidade de streaming e de proximidade com o trabalho dos artistas é claramente o melhor serviço dos três.

Início: Project

ASPECTOS LEGAIS E SOCIAIS

PIRATARIA

Quando estes serviços de streaming apareceram, o número de pessoas que tinham os conteúdos musicais dos seus artistas preferidos obtidos de forma ilegal decresceu significativamente. Isto porque, com esta relação de preço/qualidade e além da facilidade de acesso aos conteúdos, a pirataria deixou de compensar.  Pode, por isso, dizer-se que a existência destes serviços tem um impacto muito positivo no combate à pirataria na indústria musical.

IMPACTO AMBIENTAL

No que toca à qualidade do áudio, alguns destes serviços já oferecem um nível igual ou superior ao dos CD’s. Mais concretamente, um CD – Compact Disc tem uma bitrate de 1411kbps, no entanto, uma bitrate de 320kbps já tem uma qualidade de som muito próxima à de um CD. Ora, seguindo este percurso tecnológico, a tendência é sempre no sentido de reduzir os impactos negativos no ambiente, apostando mais no formato digital.

Início: CV

TENDÊNCIAS FUTURAS

  • Melhoria do algoritmo de pesquisa para melhor personalização do serviço.

  • Internacionalização de eventos do Tidal

  • Evolução dos equipamentos de áudio Hi-Fi trará mais utilizadores ao Tidal

tidal-mtnug.jpg
Início: Welcome

SOBRE OS AUTORES

antonio.png

António Correia Gomes nasceu em Lisboa, no dia 8 de Abril de 1995. Completou o 12º ano na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, na área de Ciências e Tecnologias, em 2013. Frequenta, desde Setembro de 2013, o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, tendo escolhido Energias como área de especialização principal e Telecomunicações como área secundária.

filipe.jpg

Filipe Faria nasceu em Lisboa, no dia 2 de Agosto de 1995. Completou o 12º ano na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, na área de Ciências e Tecnologias, em 2013. Frequenta, desde Setembro de 2013, o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, tendo escolhido Telecomunicações como área de especialização principal e Computadores como área secundária.

Início: Testimonial
bottom of page